..."As tecnologias da comunicação ampliaram..."

Ora essas tecnologias!!!... As tecnologias da comunicação ampliaram e aperfeiçoaram as formas dos homens se relacionarem entre si e com o mundo. Temos a parti do incremento de novas mídias para produção, compressão transporte proporcionando ao indivíduo uma maior mobilidade. Essa nova perspectiva no trato com imagens, vídeos e som redesenhou relacionamento com o mundo. Mas não aposentamos a voz, os texto didáticos(leitura linear), o mimeografo, o estêncil, o giz e outros apetrechos do dia-a-dia de centenas de professore Brasil a fora. Demos um importante passo no âmbito da escrita houve com um grande pelo grande incremento na quantidade de textos e incursões produzidas seja em sites de relacionamento, e-mail, listas, fóruns etc. Agem de forma muitas vezes assíncrona, por razões econômicas, queda das separações geográficas, de idiomas e temporais. O sujeito é conduzindo a se conectar, plugar e desplugar num ritmo frenético. E quase sempre por uma necessidade da comunicação e pela velocidade essa se processa seja por telefone ou TV a cabo, teorias e invenções surgem o telefone – a celular, voz sobre IP. O esforço para se adaptar uma realidade cada vez mais volátil nos remete a virtualidade. Embora tenhamos conferência para minimizar os custos com deslocamento estarmos juntos compartilhando o mesmo espaço faz-se necessário. Substituímos a segurança pela incerteza, a ponto de não saber mais, quem e de onde se está se falando dada a portabilidade que se impõe numa desterritorização do humano. O que ocorre com os educadores diante dessas e outras tantas demandas oferecidas como desafios, para onde vamos? Quais suporte dispomos, se de um lado existe uma escassez de recursos e equipamentos, mas a aposta do sistema está na nossa disposição criativa para educar. Entretanto, só isso não basta, é necessário investimentos substanciais em capital humano e material tecnológico capaz abarcar desenvolver novos conhecimentos. A fim de que numa panacéia poli-midiática(lousa digital, celulares, blogs, twitters, web 2.0, nuvem e etc) profissionais em educação possam desempenhar plenamente suas atribuições em projetos e atividades que envolvam as novas, antigas e contemporâneas tecnologias para uma boa educação.